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GLOSSÁRIO
Acesse abaixo mais de 480 verbetes comuns do segmento de canais de vendas e distribuição publicados no livro "O Grande Livro de Canais de Vendas" de autoria do influencer Pedro Luiz Roccato
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AGÊNCIA DE PROMOTORESempresas prestadoras de serviços que disponibilizam mão de obra para realização de atividades em campo nos PDVs. As Agências de propõe a recrutar, selecionar e gerenciar as equipes de campo (promotores, consultores de PDV, instrutores, supervisores e coordenadores)
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ARTIGO ASSINADOmatéria desenvolvida por um profissional do mercado que apresenta seu ponto de vista (opinião) a respeito de um assunto, visando publicação jornalística com divulgação do nome do autor. O artigo pode ser utilizado como forte instrumento de divulgação de uma visão do mercado, tendências, etc, com considerável apelo no que se refere à credibilidade, desde que não tenha apelo explicitamente comercial
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ASSESSORIA DE IMPRENSAVeja: agência de assessoria de imprensa
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AMPLITUDE DE MIXvariedade de produtos em termos de linhas que oferece na composição do portfólio, também conhecida como variação horizontal de mix. Veja também: portfólio, profundidade de mix
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AGÊNCIA DE ASSESSORIA DE IMPRENSAprestadora de serviços que assessora empresas no relacionamento com os veículos de imprensa. A assessoria de imprensa desenvolve, por exemplo, press releases para divulgação de notícias da companhia, podendo também agendar entrevistas entre os porta-vozes da empresa com os jornalistas dos veículos que possui maior proximidade bem como possibilita desenvolver novas oportunidades com outros que não haja maior proximidade. Veja também: press release, PR Agency, stakeholder.
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ATENDIMENTO ONE-TO-ONEatendimento a clientes realizado de forma personalizada e individualizada, com maior nível de proximidade e atenção, típico do mercado corporativo, mas também passível de aplicação no mercado de consumo (varejo).
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ANO FISCALperíodo de composição do ano para os demonstrativos fiscais, ou seja, período de 12 meses, formados por 4 quarters (trimestres) que compõe o exercício fiscal de uma empresa. No Brasil, o ano fiscal adotado pelas empresas brasileiras é idêntico ao ano calendário (janeiro a dezembro), mas em empresas estrangeiras, o ano fiscal pode variar. O ano fiscal da Microsoft®, por exemplo, se inicia em julho de um ano e acaba em junho do ano seguinte. na Adobe® o ano começa em dezembro e termina em novembro do ano seguinte. Veja também: ano calendário.
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ATACAREJOforma depreciativa de identificação de canais indiretos que operam como distribuidores (atacado) e também por meio da oferta e faturamento de produtos diretamente aos clientes finais, sem intermediação de revendedores. Casos como este não são bem vistos pelos revendedores por oferecerem alto risco de conflito entre canais, sendo fundamental a aderência à Política Comercial do produtor ao que se refere ao PSVCF. Veja também: PSVCF
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AGENTE DE NEGÓCIOSo termo agente é mais comum no segmento de telecom, mais precisamente no caso de operadoras de telecom e provedores de acesso à internet (ISPs). Os revendedores de telecom foram nomeados agentes por realizarem a oferta e venda de serviços e não de produtos aos clientes finais. No caso de agentes de operadoras, por exemplo, eles comercializam planos de serviços de telefonia. Em grande parte dos casos, os agentes são comissionados, mas temos casos de agentes com outros modelos de remuneração sobre vendas. Veja também: ISP
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APIApplication Programming Interface. Interface de Programação de Aplicações. Conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.
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ADESIVO DE VITRINEmaterial de PDV utilizado em channel marketing. Os adesivos são utilizados para veiculação de campanhas, promoções e lançamentos de produtos e serviços, como também podem ser utilizados para identificação de credenciamentos de revendedores, como, por exemplo, “Revendedor Autorizado ABC”
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ATACADOcomércio realizado em grande escala, ou seja, venda de mercadorias em lotes com volumes elevados de produtos. O atacadista distribui os produtos para os varejistas, que vendem em pequenas quantidades para os consumidores
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ANO CALENDÁRIOperíodo de composição do ano compatível com nosso calendário convencional, onde o ano começa no mês de janeiro e termina em dezembro. Veja também: ano fiscal.
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B2CBusiness to Consumer. Operações de vendas realizadas de uma empresa para o consumidor. Veja também: loja Virtual, e-Commerce, B2B, B2B2C, B2I.
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BREAK - EVENponto de equilíbrio das contas de uma empresa, onde as despesas se igualam às receitas.
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BULLETum tópico de um conteúdo que pode ser ordenado de acordo com uma hierarquia.
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B2BBusiness to Business. Modelo de desenvolvimento de negócios que compreende a venda de empresas para empresas. Como o caso do B2C, a sigla também foi largamente adotada para operações comerciais no mundo virtual, neste caso corporativo, conhecido como e-Business. Porém, atualmente também é utilizado em operações no mundo real entre empresas. Acredito que não haja a necessidade de detalhamento, pois aqui estão operações convencionais de venda de produtos, serviços e soluções de uma empresa para outra, como, por exemplo, a venda de um carro, para uma empresa, realizada por meio de uma concessionária autorizada de um fabricante do setor automobilístico. Veja também: Lloja Virtual, e-commerce, B2B2C, B2C, B2I.
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BUSINESS TO CONSUMERVeja: B2C
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BUSINESS TO INDIVIDUALSVeja: B2I.
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BANNER ELETRÔNICOweb banner. Publicidade eletrônica utilizada em sites na internet para comunicação de campanhas, marcas, produtos, eventos, etc. Veja também: banner.
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BUDGETorçamento. Exercício numérico de uma operação que contempla a previsão de vendas (receita), de despesas e investimentos com o objetivo de demonstração dos resultados previstos para a operação (lucro ou prejuízo)
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B2IBusiness to Individuals. Diferencialmente dos modelos B2C, B2B e B2B2C, independentemente de existir uma empresa vendendo para outra empresa ou uma empresa vendendo para um consumidor, o centro das atenções está no indivíduo. Afinal, todos nós buscamos a individualização, independentemente de representarmos uma empresa ou não. Queremos que nosso fornecedor nos conheça, nos atenda pelo nome, saiba nossas necessidades e indique o que melhor resolverá nosso problema. Considerando este modelo de atendimento, o processo passa a ser centrado no indivíduo, o que torna o modelo muito mais eficaz, proporcionando uma jornada do cliente muito mais duradoura. Veja também: loja Virtual, e-Commerce, B2C, B2B, B2B2C.
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BANNERmaterial de PDV utilizado em channel marketing. O banner é uma peça publicitária em forma de bandeira que pode ser produzida em vinil, papel fotográfico, plástico e outros, que é fixado em um PDV para divulgação de produtos, lançamentos, promoções, etc. Os banners também são muito utilizados em eventos e feiras. Veja também banner eletrônico.
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BUSINESS TO BUSINESSVeja: B2B
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BOARDtermo utilizado pelas corporações para identificar membros do alto escalão de uma empresa, como diretores e membros do conselho administrativo. Veja também: C-Level
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BASE OPERACIONALsede. Endereço principal de localização de uma empresa, ou seja, seu HQ (headquarter), escritório central.
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BUZZ MARKETINGComunicação que tem como objetivo a disseminação de uma informação sobre uma marca, produto ou serviço utilizando a força das mídias, especialmente as mídias sociais.
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BRIEFINGconjunto de instruções e informações resumidas para realização de uma atividade. Por exemplo, o briefing com uma agência marketing especializada em materiais de PDV consiste na apresentação das necessidades sobre determinada criação de materiais de apoio para divulgação dos produtos nas lojas. O briefing consiste em uma apresentação inicial breve das necessidades para execução de uma atividade. Em canais indiretos o briefing é comum na relação com a Assessoria de Imprensa para desenvolvimento de press releases, como também com a agência de marketing para desenvolvimento de campanhas e materiais. Veja também: agência de assessoria de imprensa, press release.
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B2B2CBusiness to Business to Consumer. Terceiro modelo de operação comercial, além do B2C e B2B, que no caso do B2B2C, há uma triangulação da operação. Uma empresa vende para outra empresa para atender a um consumidor final. Esta operação é muito comum no caso do e-commerce na ponta, ou seja, da venda pela internet, onde há uma loja online que oferta seus produtos aos clientes finais, mas quando o cliente compra, ao invés de receber o produto diretamente da loja que comprou, ele recebe de um terceiro, que é o fornecedor da loja (operador logístico, distribuidor ou produtor), uma vez que ele envia o produto diretamente ao cliente final e comissiona a loja que realizou a venda. Veja também: loja Virtual, e-Commerce, B2B, B2C, B2I.
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BUSINESS PLANBP. Plano de negócios. É um documento que descreve quais os objetivos do negócio e quais passos e estratégias a serem adotadas para que esses objetivos sejam alcançados, minimizando os riscos e as incertezas do negócio. Veja também: planejamento estratégico, budget.
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BIBusiness Intelligence. Sistema que atua como ferramenta de apoio para tomada de decisão nas empresas
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BUSINESS TO BUSINESS TO CONSUMERVeja: B2B2C
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BUNDLEcombinação de dois ou mais ítens (produtos ou serviços) para venda conjunta visando melhor atratividade do que a ofertas individual de cada item.
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BPveja: Business Plan
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CRESCIMENTO ORGÂNICOexpansão de um determinado negócio por recursos próprios, como aumento em vendas, sem a influência de movimentos inorgânicos como fusões e aquisições. Veja também: fusões e aquisições, crescimento inorgânico, valuation, IPO, venture capital, private equity, due dilligence, spin-off, split-off.
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CONSUMERVeja: consumidor
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CONDIÇÕES DE PAGAMENTOprazo e forma de quitação das compras realizadas em uma transação comercial.
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CAPILARIDADEtermo derivativo de capilar, relativo à cobertura. Cobertura geográfica que um produtor, distribuidor ou revendedor possui. Entende-se por cobertura, a capacidade de desenvolvimento comercial e atendimento de uma empresa em uma região geográfica específica
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CRMCustomer Relationship Management. Sistema de gestão de relacionamento com clientes.
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CEOChief Executive Officer
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CROSSCHANNELvenda cruzada de um canal de vendas para outro. Veja também: multichannel, webstore, omnichannel.
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CFveja: Cliente final.
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COMPUTAÇÃO COGNITIVAimulação dos processos de raciocínio (cognitivo) dos seres humanos pelos computadores. Os sistemas cognitivos fazem parte do conceito "inteligência artificial”. Veja também: inteligência artificial, cognitivo.
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CROSS-SELLINGação de oferta de produtos ou serviços complementares à oferta principal. Veja também: up-selling
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CLASSIFICAÇÃO DE CANAISsegmentação dos revendedores por meio de critérios previamente definidos visando oferta de Plano de Benefícios e Compromissos do Programa Estruturado de Canais, compatível ao perfil dos canais.
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CENÁRIOsob a ótica de channel marketing, o termo cenário é utilizado para identificação dos materiais de comunicação utilizados para composição de uma vitrine temática ou outros materiais ilustrativos nos PDVs. Sob a ótica de planejamento, utilizamos o termo cenário para identificar possíveis situações factíveis com relação ao objetivo proposto. Ainda sob a ótica de planejamento, um exercício de cenários consiste na realização de estudo de possibilidades com relação a um tema.
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CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDORVeja: CDC
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CHURNtaxa de churn. Taxa de perda de clientes para a concorrência. Este indicador é comum no mercado de telecom, onde um cliente migra sua linha celular de uma operadora para outra.
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CANALrecebe a denominação de canal a empresa que adquire os produtos, serviços ou soluções de um fornecedor que pode ser o produtor (fabricante), distribuidor ou provedor de serviços (dependendo do modelo de canais adotado) e os comercializada diretamente aos clientes finais, agregando sua margem de lucro. O termo canal é muito abrangente e podemos utilizá-lo em diversos modelos de operação com canais indiretos, sendo o mais comum o perfil de revendedor. Veja também: revendedor, distribuidor.
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CAPEXCAPital EXpenditure. Despesas de capital ou investimento em bens de capital e que significa o montante de dinheiro gasto na aquisição ou melhorias de bens de capital de uma empresa. Veja também: OPEX
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CARTEIRA DE CLIENTESgrupo de clientes atendidos pelos revendedores, distribuidores ou produtores. O termo carteira de clientes é muito utilizado no mercado corporativo, podendo ser segmentadas por região geográfica, nicho, segmento de atuação, volume de negócios, etc
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CORRETOR DE SGUROScanal indireto de vendas das seguradoras que ofertam e vendem seguros para clientes finais.
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CALENDÁRIO SAZONAL DE VAREJOplanejamento anual de varejo com apresentação das datas comemorativas e típicas regionais, as quais o varejo apresenta maior volume de vendas, como: Natal, dia das mães, dia das crianças, etc.
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C - LEVELalto nível de executivos que compõem o board de uma corporação, como: CEO, CFO, CMO e outros
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CÓRTEXsegundo a ciência, todo nosso processo de tomada de decisão é centrado em três cérebros (reptiliano, límbico e córtex). O terceiro é o córtex, a linha racional, sustentada em nossa lógica. Veja também: cérebro límbico, cérebro reptiliano.
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CÉREBRO LÍMBICOsegundo a ciência, todo nosso processo de tomada de decisão é centrado em três cérebros (reptiliano, límbico e córtex). O segundo é o límbico, responsável pelo processamento de nossas emoções. Gosto, não gosto, família, etc. O terceiro é o córtex, a linha racional, sustentada em nossa lógica. Veja também: cérebro reptiliano, córtex.
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CANAIS INDIRETOSmodelo de venda o qual produtor utiliza terceiros (revendedores e distribuidores) para que a oferta e venda de seu portfólio chegue até os clientes finais. Veja também: canais diretos e modelo híbrido de venda.
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CAMPANHA DE ATIVAÇÃO DE DEMANDAcampanha de vendas que tem como objetivo a geração de novos negócios junto aos clientes finais relacionados a um portfólio proposto. Veja também: campanhas de manutenção de demanda.
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CALENDÁRIO ANUAL DE CAMPANHAS E TREINAMENTOSprogramação anual para realização de campanhas promocionais e treinamentos.
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CDVeja: Centro de distribuição
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CAPILARIDADE REGIONALcapacidade de desenvolvimento comercial e de atendimento de uma empresa, considerando uma região geográfica (norte, sul, nordeste, sudeste, centro-oeste), um ou mais estados ou até mesmo um grupo de cidades. Veja também: capilaridade, capilaridade nacional.
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CLIPPINGarquivos dos artigos e matérias publicadas pela imprensa que há a menção de sua empresa
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CALENDÁRIO DE LANÇAMENTO DE PRODUTOSroadmap. Plano apresentado pela indústria com datas previstas de lançamento de seus novos produtos e versões para o mercado (clientes finais e canais indiretos) indicando datas de disponibilidade para venda, betas, etc.
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COGNITIVOo termo cognitivo tem sua origem no latim “cognitione" que significa adquirir conhecimento por meio da percepção, atenção, memória e raciocínio. Veja também: computação cognitiva.
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CAPILARIDADE NACIONALcapacidade de desenvolvimento comercial e de atendimento de uma empresa, considerando a região geográfica de um país. Veja também: capilaridade, capilaridade regional.
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CDCCrédito Direto ao Consumidor. Modalidade de financiamento de instituições financeiras e outras empresas que o cliente final adquire produtos e serviços e realiza a liquidação fracionada em parcelas mensais.
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CONSULTOR DE PDVprofissionais que realizam a cobertura de um número maior de PDVs, com uma menor freqüência de visitas e com um tempo reduzido de permanência por PDV. Os consultores de PDV visam garantir a presença no PDV sem a alocação de um promotor que visitaria com maior freqüência, permanecendo um tempo maior em cada PDV de uma rede. As funções são muito semelhantes aos dos promotores, porém o atendimento é realizado forma mais direta e objetiva. Veja também: promotor de PDV, PDV
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CONSUMERVeja: mercado de varejo
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CLIENTE MISTERIOSOferramenta de channel marketing que tem como objetivo identificar o nível de atendimento apresentado pelos canais indiretos de vendas, onde há a alocação, pelo produtor, de um profissional desconhecido dos canais que realizam o processo completo de vendas nos distribuidores e revendedores, sendo avaliados todos os passos de venda de um revendedor para um cliente final.
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CANAIS DE VENDAS E DISTRIBUIÇÃOcanais diretor e indiretos de vendas do produtor compostos por força de venda própria, distribuidores e revendedores. São comuns variações do modelo de operação, podendo ser exclusivamente canal direto, exclusivamente canal indireto ou ainda a combinação dos dois, conhecido como modelo híbrido. Veja também: revendedor, distribuidor, produtor, canais diretos, canais indiretos e modelo híbrido de venda
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CAMPANHA MOTIVACIONAISVeja: campanhas de incentivo e premiação.
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CARTA DE CRÉDITO INTERNACIONALdocumento apresentado por uma instituição financeira com operação internacional, que figura como garantia de uma operação, ou seja, oferece lastro para a operação de importação de produtos diretamente do produtor pelo distribuidor, como também do produtor para o revendedor
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CANAIS DE VENDASmeio que o produtor utiliza para que sua oferta (produto, serviço ou solução) chegue até o cliente final. Veja também: canais diretos, canais indiretos, modelo híbrido de venda.
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CARTEIRA NOMEADA DE CLIENTESgrupo de clientes finais (contas) previamente identificados que são atribuídas a um gerente de contas para desenvolvimento. Uma vez que a conta tenha sido nomeada, geralmente o atendimento se torna exclusivo por aquele gerente de contas. Veja também: carteira de clientes.
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CDCCódigo de Defesa do Consumidor. Legislação federal brasileira que rege as relações dos fornecedores de produtos e serviços com seus consumidores finais.
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CLICK AND COLLECTum cliente final poderia acessar a webstore para consultar os produtos e serviços disponíveis, realizar a compra pela web e optar por retirar os produtos na loja mais próxima. Este processo de escolha do local de coleta é conhecido nos EUA como “click and collect”
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CICLO DE VENDAconjunto de atividades típicas de um processo de venda. As atividades mais comuns são: identificação de uma necessidade, qualificação, desenvolvimento e fechamento.
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CÉREBRO REPTILIANOsegundo a ciência, todo nosso processo de tomada de decisão é centrado em três cérebros (reptiliano, límbico e córtex). O segundo é o límbico, responsável pelo processamento de nossas emoções. Gosto, não gosto, família, etc. O terceiro é o córtex, a linha racional, sustentada em nossa lógica. Veja também: cérebro reptiliano, córtex.
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CAMPANHA DE INCENTIVO E PREMIAÇÃOferramenta de channel marketing que tem como objetivo a maximização dos resultados em vendas dos canais por meio de incentivos à força de venda atrelados a resultados, também conhecidas como campanhas motivacionais
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COBERTURA GEOGRÁFICAveja: capilaridade
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CRÉDITO DIRETO AO CONSUMIDORVeja: CDC
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CLIENTE FINALCF. Os clientes finais representam o último e mais importante elo da cadeia, pois todos os demais existem para atender às suas necessidades. Ele poderia ser conceituado como sendo uma empresa ou consumidor final que adquire o produto ou serviço sem o objetivo de revendê-lo, mas sim para uso próprio, ou seja, consumo. Como empresa, estamos considerando a personalidade jurídica devidamente constituída nos mais diversos portes, cobrindo desde a de micro e pequeno porte até médias e grandes corporações. Optamos nesta obra pela designação única como cliente final para identificarmos empresas e consumidores finais (pessoa jurídica e pessoa física), ao invés de termos que citar consumidores e empresas separadamente. Veja também: cadeia de vendas e distribuição.
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CALL CENTERcentral de atendimento telefônico que pode ser destinada a pré ou pós-venda. Em canais indiretos o call center pode ser segmentado por perfil de público. Por exemplo, sob as demandas do produtor, há a necessidade de atendimento de pré e pós-venda dos clientes finais além dos parceiros, como rede de assistência técnica, revendedores e distribuidores. Todos podem ser atendidos por um único número telefônico sendo direcionado internamente para cada uma das áreas. O equipamento de atendimento e redirecionamento eletrônico é conhecido como URA (Unidade de Resposta Audível).
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CHECK=OUTno caso de uma operação de varejo, significa o processo de finalização de compras.
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CRESCIMENTO INORGÂNICOexpansão de um determinado negócio por meio de fusões e aquisições. Veja também: fusões e aquisições, crescimento orgânico, valuation, IPO, venture capital, private equity, due dilligence, spin-off, split-off.
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CONSIGNAÇÃO DE PRODUTOSmodalidade de fornecimento de mercadorias a uma empresa sem a realização efetiva do faturamento da venda, até que as mercadorias sejam efetivamente comercializadas aos clientes finais.
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CORE BUSINESSaquilo que você faz bem e que é seu, autêntico, único. Outros podem até se prontificar a fazer, mas você tem que acreditar que, você faz de forma diferente, única. É o seu ponto forte.
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CENTRO DE DISTRIBUIÇÃOCD. Armazém ou depósito que centraliza as mercadorias para distribuição em uma região específica.
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CHAMPIONprofissional alocado pelo produtor no distribuidor ou no revendedor que é responsável pela ponte do produtor com a força de vendas do canal. Ele deve conhecer toda a linha de produtos, bem como deve prover apoio a força de vendas do canal quanto às demandas do produtor que representa. As funções do champion são mais reduzidas comparativamente às de um gerente de produto. Em muitos casos encontramos gerentes de produto nos distribuidores e champion nos revendedores. Em outros temos gerentes de produtos que coordenam um ou mais champions no distribuidor. Veja também: gerente de produto.
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CLIENTE ATIVOcliente que mantém regularidade de compras junto a um fornecedor por um determinado período. Costuma-se considerar um cliente ativo aquele que tenha efetivado, pelo menos, uma compra nos últimos noventa dias.
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CONSUMIDOR FINALconsumer. Consumidor final. Indivíduo que realiza a compra de um produto, serviço ou solução para consumo. O termo consumidor é mais utilizado como identificação de indivíduos que adquirem produtos e serviços no mercado de varejo. Veja também: mercado de varejo, cliente final.
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CADEIA DE VENDAS E DISTRIBUIÇÃOconjunto de elos que viabilizam a oferta de produtos e serviços do produtor (fabricante) aos clientes finais. A cadeia possui diversos elos: produtores (fabricantes, por exemplo), distribuidores, canais (revendedores, por exemplo) e clientes finais.
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CANAIS DIRETOSmodelo de venda o qual produtor oferta e vende diretamente seus produtos, serviços e soluções aos clientes finais, sem a participação de revendedores e/ou distribuidores. Veja também: canais indiretos e modelo híbrido de venda.
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CAMPANHA DE CAPTAÇÃO DE REVENDEDOREScampanha que pode ser desenvolvida exclusivamente pelo produtor ou em conjunto com seus distribuidores com o objetivo de atrair e fomentar a adesão de novos revendedores ao Programa Estruturado de Canais ou sua habilitação para compras no produtor ou no distribuidor.
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CHANNEL MARKETINGmarketing de canais. Segmento do marketing que possui o objetivo de prover ferramentas para operação de canais indiretos. O channel marketing é o responsável pela gestão dos materiais de PDV, materiais de apoio, bem como pela realização dos treinamentos, eventos e campanhas motivacionais. As ações de captação de canais indiretos também são de responsabilidade do gestor de channel marketing, inclusive gestão das ações via marketing cooperado. Veja também: MDF
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DISTRIBUIDOR GENERALISTAo distribuidor generalista preza pela amplitude de portfólio e não pela profundidade, ou seja, oferta um número elevado de produtos, mas geralmente não oferece elevada especialização em uma linha. Veja também: distribuidor, distribuidor especializado, distribuidor nacional, distribuidor regional, distribuidor de nicho.
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DISTRIBUIDOR NACIONALdistribuidores que oferecem capilaridade nacional se propõem a atender todos os revendedores operantes no território de um país. Veja também: distribuidor, distribuidor especializado, distribuidor generalista, distribuidor de nicho.
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DISTRIBUIDOR BOX MOVERdistribuidor que opera pelo modelo transacional de volume. Veja também: VAD, modelo transacional de venda, modelo relacional de venda.
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DISTRIBUIDOR ESPECIALIZADOdistribuidores fazem a opção por oferecer um portfólio especializado, como: networking, storage, segurança, etc. Neste caso, buscam oferecer um portfólio, equipe de atendimento pré e pós-venda com elevada especialização. Veja também: distribuidor, distribuidor generalista, distribuidor nacional, distribuidor regional, distribuidor de nicho.
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DESKTOP FIRSTconceito de desenvolvimento de websites que considera que todo o layout do website deva ser concebido considerando que seria utilizado por usuários que utilizam computadores convencionais (desktops). Atualmente o conceito utilizado é mobile first, que significa desenvolver primeiro para a tela de dispositivos móveis e depois portá-lo para a tela dos desktops. Veja também: mobile first.
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DEALnegociação
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DESENVOLVEDOR DE SISTEMASISV. Independent Software Vendor. Empresa que desenvolve e vende software. Os ISVs são conhecidos no segmento de automação comercial como software houses.
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DATA SHEETmaterial explicativo de um determinado produto ou serviço com informações técnicas e comerciais. Pode ser fornecido por meio impresso ou em meio eletrônico.
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DISTRIBUIDOR DENICHOdistribuidores que focam em determinados nichos de mercado, público, mix de produto, aplicação, ramo de atividade, etc. Veja também: distribuidor, distribuidor especializado, distribuidor generalista, distribuidor nacional.
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DEMANDAnecessidade de um produto ou serviço pelo cliente final. O termo demanda geralmente é aplicado em conjunto com o termo oferta, pois os produtores ofertam seus produtos visando atender a demanda de seus clientes finais. Veja também: oferta.
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DEMONSTRADORESos demonstradores são profissionais capacitados pelos produtores para suportar os profissionais de vendas dos varejistas por meio de demonstrações dos produtos e serviços para os clientes finais nos PDVs dos parceiros.
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DIRECT TOUCHtoque direto do produtor em cada um dos elos da cadeia de vendas e distribuição.
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DESPESAgasto monetário em um bem ou serviço útil a uma empresa que é consumido no ato de sua utilização.
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DISTRIBUIDOR REGIONALdistribuidores que oferecem uma cobertura geográfica especifica para atendimento dos revendedores, podendo ser em uma região geográfica (norte, sul, nordeste, sudeste, centro-oeste), um ou mais estados ou até mesmo um grupo de cidades, podendo chegar até a um bairro. Veja também: distribuidor, distribuidor especializado, distribuidor generalista, distribuidor nacional, distribuidor por nicho.
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DISTRIBUIDORempresa que adquire produtos de um produtor em volumes elevados e os revende para abastecimento dos revendedores. Reforçamos que os distribuidores fornecem produtos exclusivamente aos revendedores. Distribuidores que também vendem diretamente aos clientes finais, sem o engajamento de um canal (revendedor), oferece grande ameaça para a cadeia de vendas e distribuição, pois desequilibra o modelo de operação do produtor junto a sua cadeia de vendas e distribuição. Veja também: distribuidor especializado, distribuidor generalista, distribuidor nacional, distribuidor regional, distribuidor de nicho, VAD, atacarejo
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DUE DILLIGENCEinvestigação realizada na empresa para levantamento de informações financeiras e operacionais por participar de um processo de fusões e aquisições. Trata-se de um verdadeiro raio X da empresa, analisando os riscos societário, tributário, trabalhista, ambiental, propriedade industrial e/ou intelectual, incluído a classificação dos passivos existentes e das possíveis contingências para definição de valores envolvidos. Veja também: fusões e aquisições, crescimento orgânico, crescimento inorgânico, valuation, IPO, venture capital, private equity, spin-off, split-off.
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DIAGNÓSTICOanálise, estudo, avaliação do mercado ou de uma determinada oportunidade ou problema visando o endereçamento de uma solução
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DISTRIBUIDOR DE VALOR AGREGADOVeja: VAD
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EVENTOacontecimento realizado por parte do produtor, distribuidor ou revendedor. Os eventos mais comuns no segmento são: roadshows, treinamentos, lançamento de produtos, etc
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EBITDAEarnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Métrica internacional utilizada para análise de balanços contábeis de empresas
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ERPEnterprise Resource Planning. Sistema integrado de gestão empresarial.
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ESTRATÉGIA MULTICANALestratégia multicanal significa permitir que seus clientes finais escolham de qual canal direto de vendas desejam adquirir produtos e serviços, inclusive cabendo a eles também a escolha de qual canal acionar no caso de problemas e esclarecimentos referente ao processo de pós-venda. Veja também: cross-channel.
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E-COMMERCEcomércio eletrônico. Canal de vendas de produtos e serviços pela internet. Veja também: loja virtual, B2B, B2C, B2B2C.
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EXPERIÊNCIA NO PDVexperience. Experimentação diferenciada ocorrida no varejo que resulta na obtenção de conhecimentos por meio dos sentidos. Toda experiência diferenciada no PDV acontece em conjunto com um fenômeno que chamados de “encantamento dos clientes”. Veja também: Encantamento de clientes.
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ENDOMARKETINGutilização de técnicas de comunicação estruturada para divulgação de projetos dentro da empresa. O principal objetivo é o de criar o conceito de sponsors (patrocinadores) em cada um dos departamentos da empresa com o objetivo de proporcionar sustentabilidade para o seu projeto.
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EPCElectronic Product Code. Código de barras de produtos que seguem regras normativas internacionais
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E-COMMERCEcomércio eletrônico. Canal de vendas de produtos e serviços pela internet. Veja também: loja virtual, B2B, B2C, B2B2C
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ENCANTADOR DE CLIENTESo encantamento de clientes acontece quando os fornecedores conseguem proporcionar uma sensação de deslumbramento, admiração e grande prazer a seus clientes e parceiros.
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EARN OUTparcela correspondente de pagamento de parte do preço de aquisição de uma empresa e vinculada a uma compensação aos sócios vendedores em relação aos lucros futuros da companhia. A forma mais utilizada para estruturar o pagamento adicional ao vendedor referente à parcela do lucro que exceder parâmetro previamente combinado. Veja também: fusões e aquisições, crescimento orgânico, crescimento inorgânico, valuation, IPO, venture capital, private equity, spin-off, split-off.
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EDIElectronic Data Interchange. Transferência eletrônica de dados. Modelo de troca eletrônica de dados entre empresas, como por exemplo, fornecedores e seus clientes.
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ENTERPRISEutilização de técnicas de comunicação estruturada para divulgação de projetos dentro da empresa. O principal objetivo é o de criar o conceito de sponsors (patrocinadores) em cada um dos departamentos da empresa com o objetivo de proporcionar sustentabilidade para o seu projeto
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ESTRATÉGIAprincípios gerais que regem a forma pela qual se define planejamento de uma ação de médio e longo prazo para alcançar o objetivo anteriormente proposto. Este conceito representa toda a lógica de funcionamento da empresa, representando as razões pelas quais a empresa se diferencia no mercado com vantagens competitivas. Veja também: planejamento estratégico, plano de ação, táticas.
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F & AVeja: Fusões e aquisições
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